Egoísmo (ego + ísmo) é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona. Neste sentido, é o antônimo de altruísmo.
Egoísmo e egocentrismo
O egocentrismo caracteriza-se pela fantasia de imaginar que o mundo gira em torno de si, tomando o eu como referência para todas as relações e fatos. Uma pessoa egoísta pode não ser egocêntrica, uma vez que luta para fazer com que os fatos se amoldem a seus interesses. A pessoa egocêntrica é egoísta, no sentido de que não consegue imaginar que não seja ela a prioridade no mundo em que vive. O egocentrismo é próprio da infância, como passagem para que a criança possa aprender a noção de referência a partir do eu e então aprender.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Uma das coisas que me deixa mais pra baixo é ter que conviver com atitudes egoístas.
Será que é muito difícil entender que ninguém é melhor que ninguém? Entender que as pessoas tem necessidades, vontades, que gostam de ser tratadas bem e com respeito? Será que é tão difícil entender isso?
Acho que é só uma questão de parar um pouco de olhar apenas para o próprio umbigo e ver que o mundo não gira em torno de apenas um ser-humano.
Acho que é só uma questão de parar um pouco de olhar apenas para o próprio umbigo e ver que o mundo não gira em torno de apenas um ser-humano.
O ideal seria que as pessoas parassem de reparar no que julga errado no próximo e começar a se preocupar com as próprias atitudes. Ai sim as coisas vão pra frente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário